Whatsapp

Whatsapp

10 Fresas Para Tupia Para Você Ter Na Sua Oficina!

23/11/2016 09:33:00

Qualquer busca que você fizer sobre fresas para tupia, você irá encontrar várias páginas com muitas delas. Mas como separar a que você “deve ter” das que não são tão necessárias? Para ajudar você nessa decisão, a Kaury coloca dez das fresas que achamos que são as mais importantes para você ter.

As fresas não estão em ordem, mas separamos em dois grupos. No primeiro grupo estão as fresas que usamos todo o tempo. Essas fresas devem ter um lugar especial em toda marcenaria. As fresas do segundo grupo são as fresas que usamos em menor frequência, mas você pode comprá-las somente quando necessário.

Grupo 1

  1. Fresa Reta – As fresas retas são as principais fresas que você deve ter no seu kit. Elas podem ser usadas para fazer ranhuras, frestas, encaixes, etc. Fresas retas possuem diferentes tamanhos (diâmetros). As fresas de ¼” e ½” são as mais usadas. Se você precisar fazer um sulco maior do que ½” faça em dois tempos. Isso permite a você fazer o sulco mais adequado a espessura da outra peça que irá encaixar nesse sulco.

Fresa Reta          Fresa Reta 1 

 

  1. Fresa Reta com Rolamento – A diferença entre a fresa reta e a fresa reta com rolamento já diz no nome. Ela possui um rolamento na ponta. O rolamento ajuda a deslizar na borda da peça de madeira enquanto a fresa apara a segunda peça nivelando com a primeira. A fresa reta com rolamento pode ser usada para atividades como aparar laminados plásticos ou madeiras com acabamento de compensado. Também pode ser usada sempre que usar várias camadas de peças de madeira. Corte a primeira camada no tamanho exato. Então corte a segunda camada um pouco a mais depois apare e nivele após colar as duas camadas.

Fresa Reta com Rolamento          Fresa Reta com Rolamento 1

  1. Fresa para quebrar canto – Esse tipo de fresa são muito boas para criar um perfil leve e arredondado na borda da peça de madeira. Ela possui um rolamento na ponta e você pode utilizá-la em uma tupia manual. Mas usando em uma tupia de bancada e utilizando aquela base tipo um barreira como uma superfície deslizante você pode tornear ambos os lados da peça para criar um perfil redondo, podendo ainda arredondar as pontas da peça para dar um acabamento melhor. Esse tipo de fresa também esta disponível numa variada gama de tamanhos. As medidas de ¼” e ⅜” são os usados com mais frequência. A medida que for necessário você pode ir complementando com ⅛”, ½” e ¾” também.

Fresa Para Quebrar Canto          Fresa Para Quebrar Canto 1

 

  1. Fresa para Chanfro - Outra fresa que é bastante conveniente para desbastar um pouco as bordas de uma peça de madeira é a fresa de chanfro. Você pode variar o tamanho do chanfro simplesmente diminuindo ou aumentando o contato da fresa isso com uma fresa de um único tamanho. Embora existam vários tamanhos, o mais usado é o de 45˚.

Fresa Para Chanfro          Fresa Para Chanfro 1

 

  1. Fresa para Rasgo - Esta é uma fresa que quando você usa a primeira vez não sabe porque ficou tanto tempo sem uma. Embora você possa usar uma fresa reta e uma base de apoio para criar rasgos, esse tipo de fresa torna o trabalho muito mais simples. O rolamento na ponta da fresa ajuda a controlar a largura do rasgo. Alterando o rolamento você pode criar rasgos de diferentes tamanhos.

Fresa Para Rasgo          Fresa Para Rasgo 1

 

Grupo 2

 

  1. Fresa Rabo de Andorinha ou Malheteira - A fresa rabo de andorinha é utilizada para fazer encaixes ou cavilhados para montar móveis usando um gabarito, como se fosse um pino fêmea e macho. Mas se você não possuir um gabarito tipo rabo de andorinha, você pode utilizar a fresa rabo de andorinha com uma base ou em uma tupia de bancada para criar esse tipo de encaixe.

Fresa Rabo de Andorinha ou Malheteira          Fresa Rabo de Andorinha ou Malheteira 1

 

  1. Fresa Reta Padrão com Rolamento - Essa fresa é um prima próxima da fresa reta com rolamento. A diferença é que o rolamento fica na base ao invés de ficar na ponta da fresa. Ela é usada quando se quer algum padrão de corte ou quando se faz peças iguais. O rolamento desliza sob o perfil da peça enquanto a fresa apara e nivela a peça de madeira.

Fresa Reta Padrão com Rolamento          Fresa Reta Padrão com Rolamento 1

 

  1. Fresa Meia Cana - Ao invés dessa fresa criar uma quina arredondada como a fresa para quebrar canto, ela criar um perfil côncavo. Esse tipo de fresa é muito utilizado para se fazer molduras ou projetos de móveis. Ela também possui diversas medidas. Então é bom que você tenha pelo menos umas duas medidas.

Fresa Meia Cana          Fresa Meia Cana 1

 

  1. Fresa Romana - Se você quer enfeitar seu projeto a fresa romana ajuda a fazer isso rapidamente. Ela dá estilo e elegância a um projeto simples. Há outras variações desse modelo de broca que seria a Fresa Clássica e Reversa, mas a mais usada é com certeza a Romana. Mesmo assim é bom ter os outros modelos, pois caso você precise usar para um projeto específico ela vai estar à mão.

Fresa Romana          Fresa Romana 1

  1. Fresa Cilíndrica para Rasgo - Essa é uma fresa que talvez você não esperasse ver na lista das Top 10, mas ela é muito útil para fazer rasgos para se fazer encaixe de outras peças. Essa fresa está disponível em dois ou três tamanhos para fazer rasgos de diferentes larguras. E como na fresa para rasgo do grupo 1 você pode trocar o rolamento por tamanhos variados para variar a profundidade dos cortes.

Fresa Cilíndrica para Rasgo          Fresa Cilíndrica para Rasgo 1

 

Esperamos que vocês tenham gostado das dicas! Você também pode contribuir deixando mensagem ou entrando em contato conosco. Assim iremos contribuir melhorar ainda mais nossa comunidade. Veja em nosso site todas as fresas disponíveis para micro retífica e tupias clicando aqui :D

Postado em Guia de Compras Por

Equipe Kaury

Postar Comentários
Comentários estão Fechados para este post
Novidades no Blog
Tem mais...