Whatsapp

Whatsapp

Lâminas de Serra Tico Tico

23/01/2017 19:45:18

Introdução

Tão importante quanto usar uma boa serra tico tico  é a qualidade das lâminas, mas com tantas lâminas disponíveis como você pode escolher a ideal para seu trabalho.

Conheça suas lâminas

Neste guia vamos mostrar a lâmina certa para o seu trabalho, e evitar problemas comuns como lâminas que embaçam no corte ou corte sem acabamento. Precisa saber qual a serra tico tico comprar? Veja nosso guia de serra tico tico.

Laminas de Serra Tico Tico

Haste da Lâmina 

A maioria dos fabricantes usam o sistema “T” como encaixe padrão para suas máquinas, o que torna mais fácil mudar as lâminas entre máquinas de diferentes marcas. Máquinas de encaixe “U” ainda estão disponíveis no mercado porém as de encaixe “T” tornaram-se mais popular devido à facilidade na troca e a grande aceitação de mercado. A Bosch por exemplo classifica suas lâminas como “T” para facilitar identificação como haste “T” como se pode ver na foto abaixo.

Lâmina de Serra Tico Tico T e U

Combine a lâmina com o material

Dependendo do material que você vai cortar, é importante usar a lâmina certa. As lâminas de serra tico tico tem quatro categorias principais e escolher a lâmina certa, assegura um corte ideal para tipo material a ser cortado, desta forma haverá menos desgaste e a lâmina durará por muito tempo. As quatro categorias principais incluem:

Lâmina de Serra Tico Tico Cortando

1 - HCS

High Carbon Steel (Aço Carbono) é uma lâmina que é adequada para materiais mais macios, como madeira macia, plásticos macios e painéis de fibra de madeira.

2 - HSS

High-Speed Steel (Aço Rápido) esta lâmina é indicada para trabalhos com materias mais duros, como metal, cobre, alumínio, perspex (polimetilmetacrilato) e outros metais não-ferrosos. As qualidades de HSS significam que elas são geralmente mais resistentes e têm uma maior resistência abrasiva então elas vão cortar mais rápido e ter uma vida mais longa.

Lâminas de Serra Tico Tico Bosch

3 - BIM

As lâminas de Bi-metal são as únicas com capacidade de cortar material especialmente duro e, embora sejam mais caras, duram por muito mais tempo. O tempo de vida é aproximadamente duas vezes superior ao das lâminas HSS e dez vezes maior do que as lâminas HCS. No longo prazo, vale a pena testar para ver se eles funcionam melhor para você.

Laminas de Serra Tico Tico cortando metal

4 - Carboneto

Lâminas de Carboneto são indicadas para trabalhar em gesso, painéis de cimento de fibra de vidro, plástico reforçado com fibra de vidro e aço inoxidável. Lâminas revestidas com grão de carboneto também pode fazer cortes mais limpos em materiais frágeis, como telhas e plástico reforçado com fibra de vidro.

Lâmina de Serra de Tico Tico de Carboneto

Geometria da lâmina

A forma e a disposição dos dentes da lâmina desempenham um papel significativo na forma como a lâmina corta. Existem vantagens para cada tipo. Olhando para a geometria dos dentes poderá mostrar o tipo de corte e o que você pode esperar da lâmina.

Geometria da Lâmina de Serra Tico Tico

Dentes Fresados

Dentes fresados são menos afiados o que os torna mais agressivos e resulta em um corte mais rápido, porém mais áspero. Dentes fresados também irão durar mais tempo para que eles sejam melhor utilizados quando trabalhados com material mais denso. A geometria típica da lâmina inclui:

Lâmina de Serra Tico Tico Fixada Lateralmente

Dentes Fresados Laterais

Estas fazem um corte mais rápido, mas o corte final será mais áspero. Ótimo se você precisa fazer cortes com rapidez e não está muito preocupado com o acabamento da linha de corte.

Lâmina de Serra Tico Tico Ondulado

Dentes Fresados Ondulados

Como o nome sugere os dentes estão dispostos em forma de onda, que produz um corte fino e reto.

Dentes Base 

Os dentes base foram afiados para criar uma borda afiada, então use essa lâmina em material mais macio quando um corte liso é necessário.

Lâminas de Serra Tico Tico com Dentes Base

Dentes Base e Dentes Cônicos

O alinhamento dos dentes é reto, que pode fazer cortes finos e limpos.

Lâmina de Serra Tico Tico Cônica

Lâmina de Serra Tico Tico Cônica 1

Dentes Base Laterais

Para cortes rápidos em madeira.

A versão precisa é uma lâmina mais fina que não flexiona, com menos movimento no fim da lâmina, há maior precisão. Para melhor resultado use ela com com a ação pêndulo se sua serra tico-tico tiver essa função; isso ajuda a tirar as fibras para que haja menos distorção da lâmina.

Serra Tico Tico com Função Pêndulo

A Bosch GST 160 CE tem uma característica de design específica com o seu sistema de guia de lâmina de rodízio duplo que assegura mínima oscilação e flexão da lâmina de serra para um corte verdadeiro e preciso.

Lâmina de Serra Tico Tico Reversa

Lâmina de corte reversa

As lâminas de corte reverso tem o corte na direção oposta, por isso são ideais em situações em que você deseja manter a linha de corte mais lisa possível na superfície superior. Com a serra tico tico posicionada acima da superfície, a lâmina corta na descida o que pode fazer com que as fibras de madeira sejam puxadas para cima à medida que a lâmina se move para cima. A Bosch tem uma solução inteligente para isso com as lâminas Extra-Clean para madeira e as lâminas de corte reversas.

Lâmina de Serra Tico Tico de Corte Reversa

Escolhendo as lâminas

A seleção de lâminas requer cuidado, pois uma boa marca não pode ser somente em preço, tem que ter qualidade. E nisto a marca Bosch alia os dois. A marca  Bosch (Skil) é líder de mercado em lâminas de serra de tico tico e como afirmam: "Nenhuma outra empresa fabrica tantas lâminas quanto ela para as mais diversas aplicações". Isso também, é devido ao fato de que eles inventaram a serra tico tico na década de 1940. Então nada melhor do que usar essa experiência para melhorar continuamente o desenho de suas lâminas.

 Lâminas de Serra Tico Tico Bosch

Uma maneira econômica é comprar lâminas em pacotes com multi-lâminas que atendem a diversos tipos de serviços diferentes.

Modelos diversos de Lâminas de Serra Tico Tico

Para ver os modelos de lâminas que disponibilizamos para venda, visite nossa seção de lâminas de serra tico tico clicando aqui.

Postado em Guia de Compras Por

Equipe Kaury

Postar Comentários

Você deve estar logado para enviar um comentário.

clique aqui para acessar

Novidades no Blog
Tem mais...