Whatsapp

Whatsapp

Tupias

24/11/2016 20:39:44

Introdução

Goste ou não delas (e tem muitos que não gostam, principalmente por causa do barulho) a tupia é a máquina mais adaptável e versátil no arsenal de um marceneiro. Não há nenhuma outra máquina capaz de realizar trabalhos repetitivos com perfis altamente precisos que é a razão delas serem tão populares.

Tupia

Funções Comuns em Todas as Tupias

Todas as Tupias trabalham de maneira bem parecida, ou seja, uma fresa presa a uma pinça que por sua vez está conectada ao eixo do motor elétrico. Um par de hastes laterais paralelas permite que a carcaça do motor movimente-se verticalmente para cima e para baixo de forma que a fresa possa mergulhar na madeira. Todas as tupias acompanham uma guia para que a máquina possa ser pressionada contra a peça, garantindo um corte em linha reta. 

Tupia Ação

Quantas?

O manuseio constante de uma Tupia grande e potente, na parte de baixo de uma mesa não é uma tarefa muito fácil. É melhor deixá-las instaladas permanentemente para que esteja pronta para uso quando surgir uma necessidade.

Tupia Bancada

Dito isto, estas máquinas pesadas e grandes são como animais indomáveis tornando-as perigosas para uso manual. Por isso é desejável ter uma máquina menor para usar em uma bancada.

Fresas Tupia

Fresas para Tupias

Há uma enorme gama de fresas disponíveis para todos os tipos de aplicações, desde um simples desbaste até o corte do mais complexo perfil. As menores geralmente têm o diâmetro da haste de 1/4" com fresas maiores com haste de diâmetro de 1/2". Quando usar uma fresa menor, a rotação deve ser maior. Já com as fresas de diâmetro maior a rotação máxima deve ser de 12000 RPM. Isto assegura que a velocidade periférica da borda de corte permaneça quase a mesma, independentemente de se utilizar uma fresa grande ou pequena.

Tupia Rabo Andorinha

Recursos da Tupia

Os recursos de uma Tupia são enormes e são ampliadas ainda mais quando é usado um gabarito, por exemplo, para instalar dobradiças, degraus de escada ou entalhes, assim como uma série de outras aplicações. Usar uma Tupia com uma fresa rabo de andorinha e um gabarito habilita o usuário a fazer diversos tipos de juntas de cantos diferentes. Talvez a aplicação mais útil seja quando uma Tupia é invertida e usada em uma bancada. Usar uma tupia como uma tupia de bancada permite realizar diferentes tipos de tarefas que podem ser difíceis ou perigosas se for usado uma tupia manual.

Tupia Borda

Conclusão

Com o uso e procedimentos adequados com uso de EPIs, a Tupia juntamente com seus acessórios é incomparável em sua versatilidade e é a ferramenta mais indispensável dentre qualquer outra disponível para o marceneiro.

Postado em Guia de Compras Por

Equipe Kaury

Postar Comentários
Comentários estão Fechados para este post
Novidades no Blog
Tem mais...