Whatsapp

Whatsapp

Furadeira e Parafusadeira com Impacto

04/12/2016 17:33:56

Introdução

As parafusadeiras sem fio com impacto estão se tornando mais populares entre usuários domésticos, oferecendo significante vantagem sobre o sistema de furadeiras/parafusadeias de impacto. O sistema de impacto da parafusadeira de impacto trabalha de forma bastante diferente dos modelos usados nas furadeiras de impacto, embora sejam poderosas e rápidas.

Parafusadeira de Impacto

Parafusadeira de Impacto ou Furadeira/Parafusadeira de Impacto?

A principal diferença é que o mecanismo de impacto nas parafusadeiras com impacto não é ativado até que o torque necessário para continuar a parafusar seja maior que o torque gerado pela potência de rotação do próprio motor. É neste ponto que o mecanismo de impacto começa a funcionar, onde o martelo interno ligado ao motor rapidamente começa a atingir a bigorna que está conectada ao bit. Esses golpes muito rápidos e poderosos fornecem o torque adicional e é por esta razão que ela se chama parafusadeira de impacto. Apesar do sistema de martelo, as parafusadeiras de impacto não são martelos de impacto. Em um martelo de impacto, o bit move-se para dentro e para fora, enquanto na parafusadeira de impacto o bit permacece fixo, fazendo com que a ação do martelo ocorra dentro da ferramenta. 

Potência e Torque

Isto varia de modelo para modelo, mas em termos gerais, parafusadeiras de impacto tem um sistema eletrônico variável de até 3000 IPM (Impactos Por Minuto) ou 50 por segundo em uma rotação de 0-2500 RPM, mas é o torque que é realmente impressionante. Algumas parafusadeiras de impacto fornecem mais de 150 Nm de torque até mesmo as mais pequenas podem fornecer aproximadamente 100Nm, o que resulta em uma ferramenta extremamente poderosa e funcional. Uma furadeira e parafusadeira de impacto de 18v pode entregar de 50-60 Nm de torque. É fácil concluir que uma parafusadeira de impacto pode fornecer até 3x mais torque!

Parafusando com Impacto

Benefícios

As parafusadeiras de impacto não têm torque de reação, o que significa que elas podem ser operadas com segurança com uma mão, pois a forma como o torque é transferido dentro da ferramenta significa que o usuário não tem que gerenciar qualquer força externa (como com uma furadeira de impacto convencional) o que a torna mais fácil de controlar. Combinado com o peso comparativamente leve, o uso de uma parafusadeira de impacto significa que o estresse nos pulsos, mãos e antebraços também é mantido a um mínimo possível. Um bônus adicional é que a vida da bateria é prolongada já que as parafusadeiras de impacto não consomem energia adicional quando o torque está em operação.

Desvantagens

 A parafusadeira de impacto é uma ferramenta elétrica bastante brutal e é, por exemplo, talvez melhor usada em obras ou em casa onde ela se destaca mais em apertar parafusos grandes sem esforço. Onde é necessário mais delicadeza ou cuidado, é melhor usar uma ferramenta mais precisa como a furadeira e parafusadeira de impacto. A parafusadeira de impacto é fornecida somente com encaixe sextavado de 1/4 ou um encaixe de chave de impacto, o que significa que não é uma tarefa fácil encontrar uma broca com haste sextavada que se encaixe nela.

Furando com Impacto

Conclusão

A parafusadeira de impacto age como uma furadeira rápida no começo e uma enorme quantidade de torque adicional é gerada quando o sistema de martelo/bigorna interno começa a operar. A parafusadeira de impacto é rápida e muito poderosa, mas ultimamente, num mundo ideal, o usuário da ferramenta também precisa de uma furadeira com impacto separada.

Postado em Guia de Compras Por

Equipe Kaury

Postar Comentários

Você deve estar logado para enviar um comentário.

clique aqui para acessar

Novidades no Blog
Tem mais...