Whatsapp

Whatsapp

Para que serve e como usar o Gabarito para Cavilhas

09/09/2019 10:20:00

Colocando Cavilhas

Este é um guia essencial para explicar para que serve o Gabarito para Cavilhas e como utilizá-lo na madeira para projetos grandes e pequenos.

O gabarito para cavilhas fornecido pela Kaury é feito de plástico duro com furos feitos em metal duro e moldados diretamente no plástico do gabarito. O gabarito de cavilhas permite a união através de cavilhas de 6, 8 e 10mm de diâmetro. O gabarito de cavilhas possui a abertura nesses diâmetros informados.

Como utilizar o Gabarito para Cavilhas

Utilize o Gabarito para Cavilhas da Kaury para unir MDF ou placas laminadas, pranchas, tábuas e madeiras de 10 a 30mm.

Colocando Cavilhas 1

Acessórios necessários para cavilhar

Você precisará usar os seguintes acessórios junto com o gabarito: cavilhas, um lápis, um esquadro, um trena ou fita métrica para marcar a distância entre as cavilhas, uma furadeira, brocas na espessura das cavilhas com limitador de profundidade. Vai precisar também de cola e grampos para finalizar a união das chapas. Um simples grampo vai auxiliar bastante na junção das peças.

Colocando Cavilhas 2

Marcando o centro dos furos dos encaixes

Coloque as peças de madeira, uma sob a outra, igualando a face delas e marque o centro para os pinos das cavilhas na peça de madeira inferior. Recomendamos colocar a primeira cavilha no mínimo a 27mm de distância da parte frontal e traseira. A distância entre as cavilhas é você quem decide. Lembre-se que uma distância muito longa entre as cavilhas, significa que sua união não vai ficar muito forte. Recomendamos criar uma distância entre 65 a 100mm. Isso vai assegurar uma junção forte.

Colocando Cavilhas 3

Copiando as medidas para a segunda peça

Marque o furo das cavilhas na segunda peça utilizando um esquadro para utilizar corretamente o gabarito. A peça perfurada na borda deve ter as marcas na face e igualmente na outra peça para que a furação seja igual para que a união das peças ocorra de forma correta.

Colocando Cavilhas 4

Tamanho da cavilha – decidindo a profundidade do furo

Meça o comprimento total da cavilha e decida a profundidade da perfuração nas bordas das duas chapas. Para esta parte, utilizamos cavilhas de 40mm de comprimento e 8mm de espessura. Fizemos um furo de 15mm de profundidade em uma borda e 27mm de profundidade na outra borda. Sempre deixe 2mm de espaço para um pouco de cola, isto significa 15mm em uma borda + 25mm em outra borda + 2mm de espaço para a cola.

Medindo Cavilhas

Determinando a profundidade

Coloque o gabarito de cavilhas na peça de madeira, e insira a broca no furo até ela encostar na peça de madeira. A profundidade perfurada deve ser igual a distância até limitador encostar no gabarito. Defina a altura movendo o limitador ao longo da broca e trave ele na broca apertando o parafuso. Verifique se o limitador está bem preso para evitar que ele deslize e altere a profundidade do furo.

Profundidade do Furo da Cavilha

Configurando o gabarito de cavilhas para perfuração da borda

O posicionamento adequado do furo do gabarito no centro da peça de madeira e a precisão na definição da distância das cavilhas são as tarefas mais importantes ao furar na borda da madeira.

Posição do Gabarito para Furação Correta

Coloque o gabarito de cavilhas na borda de forma correta para furar no diâmetro escolhido (como na foto). Defina o centro corretamente utilizando os pinos de centragem do próprio gabarito, girando a mão de forma correta. Siga as distâncias de marcação entre as cavilhas e sempre posicione seu gabarito de forma que a marcação fique no meio.

Furando a borda

Insira a broca nas furos de metal do gabarito e faça a furação.

Furando na Borda

Prossiga e faça os outros furos da mesma forma.

Furando a Borda 1

Configurando o gabarito para furação da face

Coloque o gabarito com um dos pinos fixos e defina a distância da perfuração a partir da borda da peça. Para uma simples configuração, insira uma cavilha em um furo da borda e coloque a abertura do gabarito de diâmetro similar sobre ela. Pressione a base limitadora deslizante do gabarito de cavilhas em direção a peça de madeira e aperte os parafusos do gabarito para travar.

Furando na Face

Furando na face da madeira 

Furando na Face 1

Use o limitador de profundidade para 15mm e faça os furos. O limitador lateral deslizante do gabarito de cavilhas garante a distância correta na lateral. A centralização das cavilhas é guiada pela marcação das linhas guias. Faça esse procedimento para todas as cavilhas.

Face e Borda Furada para Instalação da Cavilha

Dica: Coloque a broca em um dos furos e marque o lugar para o centro do furo. Isso é uma maneira simples de ajustar os cantos.

Furo Centralizado da Cavilha

Montagem das peças

Montagem das Peças de Madeira

Se você foi cuidados o suficiente durante o trabalho, deve ser simples a união das duas peças. Você pode cortar um pino no caso dele estar fora do lugar.

Colando as cavilhas

Use uma cola adesiva para unir adequadamente. Você pode utilizar uma cola à prova de água também. É recomendado o uso de colas a base de PVA. Colas como a Titebond proporcionam resistência na união sem encolher.

Colando as Cavilhas

Primeiro, cole os pinos na borda. Então, aplique cola nos furos das face e faça a união das peças.

Colando as Cavilhas 1

Apertando as peças

Após unir as duas peças, aperte-as com grampos para garantir uma colagem mais eficiente. Você deve deixar os grampos apertando por aproximadamente 20 minutos para uma boa colagem.

Unindo as Peças

Avaliação do gabarito

Trabalhar com gabarito é simples e não é difícil. O  gabarito para cavilhas é confortável e pode ser utilizado inclusive por novatos em marcenaria. A única atenção maior é na centralização dos furos. Este gabarito de cavilhas para quantidades pequenas de furações, mas você deve é quem deve decidir. Este produto é recomendado para trabalhos hobbies.

Gabarito para Cavilhas

Dica para um melhor visual da junção

Para um melhor visual da união e uma junta mais profissional, recomendamos criar uma pequena sobreposição na junta. Isso quer dizer sobrepor a placa superior à placa lateral. A sobreposição é geralmente de 0,4mm e dá uma impressão estética melhor. Você pode definir o tamanho da sobreposição ao perfurar, fazendo a configuração do limitador lateral deslizante do gabarito para 11. Coloque o material (espessura de acordo com a sobreposição desejada) entre a placa e o limitador lateral. Isto vai mover os furos para mais longe da borda.

Conclusão

Acreditamos que você vai gostar muito deste Gabarito para Cavilhas e também das recomendações quando estiver trabalhando com o mesmo. Compre o Gabarito de Cavilhas clicando aqui.

Postado em Como Fazer Por

Equipe Kaury

Postar Comentários
Comentários estão Fechados para este post
Novidades no Blog
Tem mais...