Whatsapp

Whatsapp

Como Escolher Seu Formão

23/02/2017 09:57:09

Entalhando Madeira

Introdução
Os formões são daquelas ferramentas essenciais para se ter em mão e que é essencial de se ter em sua caixa de ferramentas. No Brasil temos poucas opções de formões de fabricação nacional devido a invasão de ferramentas importadas, principalmente de ferramentas chinesas, entretanto há uma variedade de qualidade e tipos a escolher. E há algumas perguntas simples que o comprador deve se fazer.

Em que eles serão usados e quanto devo pagar?
A resposta a essas duas perguntas passam por um longo caminho para determinar que tipo de formão a comprar e quanto estará disposto a gastar.

Há uma série de diferentes categorias de formões, cada um projetado para uma determinada aplicação e dentro de cada categoria pode haver várias variações diferentes para escolher, com um custo amplamente diferente, por isso o comprador poderá ficar um pouco confuso na hora da compra.

Formões Chanfrados

Este tipo de formão é provavelmente o mais popular e como o nome sugere refere-se a afiação ao longo de ambos os lados da lâmina. Muitos dessa categoria têm o cabo de plástico de alta resistência e destinam-se mais para o uso profissional ou em materiais onde exige-se uma resistência maior devido aos constantes impactos que irão receber.

Alguns usuários acham que, com o uso prolongado, um punho de plástico torna-se escorregadio e desconfortável, caso em que, formões de canto chanfrado com um cabo de madeira mais agradável são uma alternativa. Os formões de cabos de madeira de linha profissional têm o topo reforçado com anel afim de reforçá-lo e possuem aço semelhante ao de cabo de plastico o que permite que sejam golpeados sem achatá-los na extremidade. Os formões com punhos plásticos ou de madeira são comumente usados ​​para a carpintaria, marcenaria, ou para hobistas para trabalho leves e até mesmo para trabalho onde se pode esperar para executar razoavelmente sob circunstâncias razoavelmente pesadas.

Formão Chanfrado

Mini Formões

Os mini formões são bastante utilizados por artesões ou hobistas, e utilizados para trabalhos onde exige maior detalhe em acabamento, seja em uma restauração ou na fabricação de uma peça nova. São uma versão compacta dos formões tradicionais.

Mini Formão

Formão de debaste (Formão Curvo)

São formões de formato bem específicos e curvatura em “s” ao qual são utilizados para facilitar no entalhe de peças ou esculpir peças onde os formões retos não alcançam.

Formão Curvo

Formões para tornos

Destinados a tornos são fabricados de forma específica com desenhos de cortes para debaste em tornos de madeiras. São parecidos com os formões mencionados acima porém sua diferença estão na espessura do aço e função ao qual são destinados, que é de debaste em madeira, não fazendo a função de corte ou entalhe.

Formão para Torno

Formões Goivo

Estes tem a finalidade de entalhe com formato tipo “U” ou “V“ dependendo do tipo de serviço. Cada um tem sua finalidade, por exemplo os formões do tipo “U” são mais utilizados para entalhes curvos, como por exemplo vasos ou cochos onde se necessita curvaturas onde os formões chanfrados não conseguem alcançar. Já os formões do tipo “V” são mais usados para entalhes de letras ou desenhos em madeiras. Todos os dois modelos tem varias espessuras de cortes podendo o usuário escolher qual o melhor atende suas necessidades.

Formão Goivo

Formão Japônes

Ao longo de várias décadas, os formões japoneses tornaram-se cada vez mais populares, sendo únicos em vários aspectos, quando comparado com os seus parentes ocidentais. Em primeiro lugar, as lâminas são muito grossas e um pouco mais curtas sendo compostas de dois materiais diferentes; Um aço muito duro, de alto teor de carbono que é então laminado por forjamento de martelo. Isso tem o efeito de dar suporte para o mais importante que é um aço de corte suave. Uma vez que a lâmina tem foi endurecida e temperado, o aço de corte se torna tão duro que é muito difícil de aplainar e afiar. É por esta razão que grande parte da área do lado de baixo da lâmina é cuidadosamente afastada. Isso é chamado de "ura" e é projetado para reduzir a área de superfície para que ele se torna mais fácil de aplainar e afiar. Um dos benefícios do forjamento quente é que o aço vai ter uma borda incrivelmente afiada. No entanto, como o aço é tão quebradiço, poderá ter uma borda lascada e danificada se o formão for usado para remover resíduos.

Os formões japoneses também têm uma construção de pega única e muito robusta com um anel na extremidade, o que garante que quando golpeado com um martelo as madeira não fique muito danificada. Devido ao método de construção, as lâminas muito espessas e o grau em que podem ser afiados, os formões japoneses são adequados para todos os tipos de madeira, embora um entalhamento fino não possa ser produzido a menos que utilize formões apropriados.

Formão Japonês


Material da lâmina

Mais do que qualquer outra ferramenta manual, a eficácia da lâmina depende da qualidade do aço. Perguntas como a facilidade de afiar e a borda obtida são cruciais, mas, infelizmente, muitos dos formões no mercado nacional não tem boa qualidade e onde se prioriza preço não se pode exigir muito da qualidade. Vemos no mercado os formões de maioria chinesa e também nacionais, este último em menor quantidade e feitos em aço carbono. Este aço tem uma dureza inferior levando a uma afiação constante o que diminui vida útil do formão. Já os formões feitos em Chromo Vanadium são voltados para uso profissional possuem uma dureza em seu aço superior, tendo também um melhor acabamento no design de seu cabo e aço.

Conclusão

Existem diversas marcas no mercado e cada trabalho, como foi descrito, exige um tipo de formão. Em momentos de indecisão muitas vezes optamos pela ferramenta que tenha um bom preço e deixamos custo beneficio de lado. Em outros momentos vemos que muitas vezes pagamos o dobro ou o triplo aqui no Brasil do que os Norte Americanos, Europeus ou Japoneses pagam em ferramentas nos respectivos países. Entretanto devemos ver que qualidade sempre supera qualquer preço e a eficiência cobre os problemas causados por uma ferramenta de qualidade inferior. Por isso pense bem antes de tomar sua decisão.

Postado em Guia de Compras Por

Equipe Kaury

Postar Comentários

Você deve estar logado para enviar um comentário.

clique aqui para acessar

Novidades no Blog
Tem mais...