Whatsapp

Whatsapp

Stain Impregnante para que serve e como aplicar

15/09/2017 09:20:11

Tingindo Madeiras

Este é um guia essencial para explicar para que serve o stain impregnante e como aplicar o Stain Impregnante na madeira para projetos grandes e pequenos.

O tempo necessário e o custo total do projeto variam de acordo com o tamanho, a área da superfície e o tipo de madeira que você está aplicando o Stain. Um galão de Stain vai custar na casa de R$100,00 a R$120,00 por galão, e os projetos podem levar de uma hora a um dia inteiro.

O que é o Stain?

O Stain é um produto menos viscoso que o verniz que penetra nas fibras da madeira, proporcionando um aspecto mais natural da madeira.

Tipos de Stain

Existem dois tipos de Stain para madeira - à base de solvente e à base de água.

O Stain Impregnante à base de solvente leva mais tempo para secar do que o stain à base de água, permitindo que você trabalhe por mais tempo. Se este é seu primeiro projeto utilizando stain impregnante, um stain à base de solvente tornará menos provável que suas camadas fiquem desiguais. Além disso, o stain à base de solvente não aumenta o grão na madeira, então você não precisa se preocupar em lixar o acabamento.

Alternativamente, o stain impregnante à base de água seca rapidamente. Embora isso garanta que você conclua seu projeto mais rapidamente, isso também significa que o tingimento será definido mais rapidamente. Ao contrário do stain impregnante à base de solvente, o stain à base de água não possui odores ou vapores.

Tingindo Madeiras 1

Madeiras fáceis de tingir

A madeira reage de maneira diferente a certos stains. Antes de começar um novo projeto, confirme o tipo de madeira que você planeja usar para o seu projeto e combine o stain apropriado para ele.

Carvalho - Carvalho é comum e muito popular para aplicar stain porque tem poros grandes que absorvem e retêm o stain bem.

Pinheiro - Pinus - O pinus tem melhor desempenho com um stain impregnante leve ou para acabamento. O grão natural de pinus é densamente desigual.

Madeiras difíceis de tingir

Alguns tipos de madeira possuem características que as tornam difíceis de tingir. Considere as alternativas acima se você estiver iniciando um projeto do zero.

Mogno - o mogno é de cor mais escura, tornando menos provável a necessidade de coloração. Se você precisa tingir a madeira de mogno, use um stain impregnante à base de solvente para manter a compatibilidade com os óleos naturais já encontrados na madeira.

Tingindo Madeiras 2

Instruções passo a passo: como aplicar stain impregnante

Se você estiver reformando um móvel antigo, reserve tempo suficiente para concluir seu projeto. Há sete etapas críticas para reforma e re-coloração de móveis de madeira.

Se a madeira apresentar pequenos amassados, lascas ou entalhes, prepare a superfície antes.

Calafetar a área danificada - Aplique uma massa de calafetar madeira no espaço danificado. Depois de deixá-lo fixar e secar, lixe a área para deixar uma superfície limpa e lisa. Prossiga como você faria com um móvel novo, com cuidado.

Use epóxi para falhas maiores - Danos maiores podem ser corrigidos com uma mistura epóxi de dois componentes. O adesivo Epóxi vai ficar seco e duro sem rachar, recuperando o apelo estético do seu móvel. Além disso, o epóxi pode ser misturado com vários tingidores para combinar com a cor da móvel que você está consertando.

Tingindo Madeiras 3

MATERIAIS

  • - Óculos e luvas
  • - Fita adesiva
  • - Panos
  • - Stain para madeira
  • - Acabamento para madeira
  • - Removedor de tinta
  • - Lixa
  • - Pano seco
  • - Trincha de cerdas naturais (para stains à base de solvente)
  • - Trincha sintética de pintura (para stains à base de água)

1 - Prepare a área de trabalho e a si mesmo - Certifique-se de que sua área de trabalho esteja bem ventilada para permitir que os odores saiam. Coloque jornais ou um pano no chão e cubra os móveis próximos para evitar manchas em outras superfícies. Proteja os olhos e as mãos usando óculos de segurança e luvas de borracha. Você também vai querer usar roupas velhas, pois as manchas são permanentes.

2 - Remova o acabamento de madeira existente - Se a mobília já tiver um tingimento ou um acabamento de stain, remova o acabamento lixando a superfície até que a madeira esteja lisa e uniforme. Após o lixamento, limpe a poeira com um pano seco e certifique-se de que não haja poeira no móvel. Isso permite que a nova mancha realce a variação de cor na madeira.

3 - Teste o stain — Sempre teste o stain escolhido em um pedaço de madeira antes de aplicar em uma área maior. Você deve ter certeza de que a cor parece com a que você deseja. Proteja partes da mobília que você não quer manchar com fita adesiva.

4 - Prepare a solução de stain - Agite o stain completamente. Isso redistribui corantes ou pigmentos estabelecidos em todo o stain para garantir uma cor uniforme em toda a mistura.

5 - Pincele o Stain - Aplique um stain à base de água ou solvente com um pincel ou um pano. Ao usar um pincel, trabalhe com o grão da madeira para aplicar uma boa e uniforme cobertura.

6 - Remova o excesso de stain — Limpe o excesso de stain com um pano. Se você quiser um stain com acabamento mais claro, limpe imediatamente, para ficar mais escuro deixe permanecer por mais tempo, desde que não pinguem.

7 - Use um verniz de acabamento - Depois que o verniz stain estiver seco, use um pincel limpo e fino para aplicar um verniz de acabamento claro, se desejado. Os vernizes à base de óleo levarão mais tempo para secar do que os vernizes à base de água. Um verniz de acabamento claro irá selar a cor do stain.

Lixando Madeira

Instruções passo a passo: como aplicar stain em um deck de madeira

Teste a condição do stain do seu deck deixando cair água na superfície. Se a água penetrar na madeira e não escorrer, então seu deck precisará de uma nova camada de stain.

MATERIAIS

  • - Óculos e luvas
  • - Panos
  • - Fita adesiva
  • - Solução de limpeza de convés
  • - Stain para madeira
  • - Acabamento para madeira
  • - Removedor de tinta
  • - Lixadeira
  • - Pano seco
  • - Mangueira de jardim ou lavadora de alta pressão
  • - Trincha de cerdas naturais (para stain à base de solvente)
  • - Trincha sintética de pintura (para stain à base de água)

1 - Prepare a área de trabalho - Limpe o seu deck com uma mangueira ou lavador de pressão e uma solução de limpeza dois ou três dias antes de iniciar seu projeto. Remova todos os itens do deck e varra os detritos. Limpe entre as ripas e certifique-se de que todos os furos foram fixados. Cubra plantas, janelas e paredes próximas com plástico (prendendo com fita de pintor) para protegê-las de respingos de stain.

2 - Lixe o deck - use uma lixadeira de piso ou lixadeira para lixar o deck na direção do veio, descascando lascas ou áreas irregulares. Use óculos de segurança e uma máscara para se proteger de detritos.

3 - Prepare a solução de stain - Agite o stain completamente para garantir que os corantes e pigmentos sejam distribuídos uniformemente. Teste o stain em uma pequena área para garantir a cor que você está esperando.

4 - Aplique o stain - Trabalhando de uma extremidade à outra do deck (assegure-se de que você possa sair do deck sem andar em uma área ainda com stain fresco). Aplique o stain impregnante em camadas finas e uniformes para obter uma cor uniforme. Se uma segunda demão for necessária, espere a primeira demão secar antes de aplicar.

5 - Deixe o deck secar completamente – o Stain levará cerca de 48 horas para secar completamente. Certifique-se de que o stain secou antes de descobrir plantas, paredes e janelas, e antes de recolocar qualquer móvel.

Aplicando Stain

Mais dicas para projetos de tingimento de madeira

Nunca misture stain à base de solvente e água. Embora seja possível misturar duas cores de stain para criar uma cor personalizada, faça isso apenas se for feita pelo mesmo fabricante. Pergunte em uma loja de ferragens antes de misturar duas cores.

Um acabamento à base de água pode ser colocado sobre um stain à base de óleo, mas somente depois de esperar 24 horas completas. Como a maioria dos Stains não inclui um acabamento em sua solução, você deve aplicar um acabamento no material após 24 horas ou conforme as instruções do fabricante do Stain recomendam para bloquear e selar a cor da mancha.

É possível aplicar o verniz sobre o stain?

É possível aplicar o verniz sobre o Stain sim, desde que aguarde a secagem completa do Stain, antes de aplicar o verniz, pois assim será criado uma película protetora, preservando por mais tempo o stain.

 

Postado em Como Fazer Por

Equipe Kaury

Postar Comentários
Comentários estão Fechados para este post
Novidades no Blog
Tem mais...