Introdução
Comparada com outras ferramentas elétricas, a esmerilhadeira angular é comparativamente simples, sendo na essência um motor com uma ponta em 90° na qual você pode conectar uma série de diferentes acessórios para cortar, esmerilhar ou discos de lixamento. Essas ferramentas estão disponíveis em 3 tamanhos: 15, 125 e 230mm mas para a maioria das tarefas em casa ou em uma oficina, os dois tamanhos menores são mais adequados. Nas ferramentas menores, a potência do motor fica em torno de 800w. Esmerilhadeiras angulares podem produzir muitos detritos e barulho, então é recomendado o uso de EPI sempre.
Limpando
Coloque um disco de escova de aço na esmerilhadeira angular e instantaneamente você criou um eficiente método para remover pintura e ferrugem de áreas amplas.
Lixando
Como uma alternativa à escova de aço, um disco de borracha pode ser acoplado. Com isso será possível usar discos abrasivos que oferecem alta performance, muito útil em situações que requerem durabilidade com alta remoção de material.
Cortando e Esmerilhando
Uma das situações mais comuns do uso de uma esmerilhadeira angular é para cortar metal, embora possa usar dois discos diferentes; um para esmerilhar e outro para cortar. Há também discos diamantados disponíveis que podem cortar metal e também tijolos e alvenaria e esses são provavelmente os mais úteis de todos os modelos. Com um pouco de cuidado, poderá ser feito corte em pisos de cerâmica, o que é útil quando se está instalando eles em um banheiro por exemplo.
Esculpindo e Modelando
Uma esmerilhadeira angular pode também ser usada para esculpir e modelar madeira. Uma lâmina especial dura de TCT (Dentes de Carboneto de Tungstênio) pode ser acoplada à ferramenta que irá remove uma enorme quantidade de material em um período curto de tempo. Isto se torna ideal quando está sendo feito um desbaste por exemplo, em uma trabalho escultural onde muita madeira precisa ser rapidamente removida. É importante ressaltar o uso de EPI com o uso da máquina.
Você deve estar logado para enviar um comentário.
clique aqui para acessar