Introdução
Há uma grande variedade de lixadeiras, todas voltadas para lixar superfícies planas. Embora seja desejável um sistema de aspiração de pó para a maioria das ferramentas elétricas, é essencial para as lixadeiras ao longo do tempo, pois a inalação de poeira é altamente prejudicial para sua saúde.
Lixadeiras Orbitais
Geralmente chamadas de lixadeiras de "acabamento" ou de "folha de lixa", elas estão disponíveis em vários tamanhos e são conhecidas como Lixadeira de Palma, de Meia-Folha ou de 1/4 de folha. A versão triangular para lixar em lugares muito pequenos é conhecida como Lixadeira Delta. A ação orbital é acionada por um motor que gira a base em um movimento circular pequeno em alta velocidade. Este tipo de máquina é propenso a deixar uma série de "círculos" no material que está sendo lixado, mas isso pode ser reduzido até certo ponto por um toque de luz ou uma aspiração eficiente na hora de lixar.
Lixadeira Roto Orbital
A lixadeira roto orbital vai remover resíduos rapidamente com disco de grão mais grosso, mais também é adequada para lixar com lixas finas e deixará poucas marcas em uma superfície acabada. Boinas de polimento também estão disponíveis para alguns modelos de máquina. O movimento de lixamento também é circular, exceto que a ação roto orbital vem de uma compensação especial de um rolamento que move a base de uma maneira elíptica. Quando esses dois movimentos são combinados, eles fazem a base girar de forma aleatória, que tende a reduzir os pequenos "circulos" que são deixados pelas lixadeiras orbitais.
Lixadeira de Dupla Ação
Essas são versões mais robustas da lixadeira roto-orbital, mas usa uma rotação mais vigorosa para uma progressão mais rápida do trabalho, que resulta em melhor acabamento. Elas permitem alternar entre os modos de desbaste, fino e polimento e são mais conhecidas no meio automotivo, mas tem se tornado mais populares na industria da marcenaria nos últimos anos. Essas máquinas trabalham de modo similar a lixadeira roto orbital, mas o eixo que faz a a ação orbital é acionado por uma engrenagem, então ela está sempre girando, resultando em um acabamento superior.
Lixadeira de Cinta
Como o nome sugere, essas lixadeiras usam uma lixa de cinta em rotação contínua sem fim para lixar a peça de madeira. Equipada com uma lixa grossa, uma dessa máquinas remove uma grande quantidade de material, então ela deve ser usada com cuidado. Para lixamentos mais precisos ou para grandes áreas, é recomendado o uso de uma gabarito ou quadro quando for possível. Um recurso útil que algumas lixadeiras possuem é a possibilidade de ser invertida e presa a uma superfície de trabalho, o que a transforma em uma pequena lixadeira de bancada.
Você deve estar logado para enviar um comentário.
clique aqui para acessar